30.09.2017

2 anos de BioStartup Lab

 

Em 30 de setembro de 2015 nascia o BioStartup Lab, no Exchange Sebrae, em Belo Horizonte. Idealizado pela Biominas Brasil ao identificar a desaceleração empreendedora e inovativa, sobretudo, pela redução no número de empresas nascentes em ciências da vida, junto com o Sebrae decidiu fazer algo para mudar isso. Construíram a metodologia e lançaram o programa com as inscrições abertas na busca por pesquisadores e empreendedores que quisessem embarcar junto nesse desafio.

 

Em janeiro de 2016 em uma tarde chuvosa chegava a primeira turma do programa. Casa nova com vários convidados de diferentes cidades e estados do Brasil, várias idades, especialidades acadêmicas, instituições e todas as pessoas que fizeram esse programa existir. Enfim o BSL estava acontecendo!

Durante 12 semanas os integrantes das equipes foram se conhecendo e interagindo cada dia mais entre eles, os projetos foram tomando forma e o pesquisador que não conhecia o mercado já perguntava com empolgação “ Agora já posso falar que sou uma startup?”

O universo também era novo para a equipe da Biominas, que passou das paredes de azulejos azuis para o coworking moderno que foi construído especialmente para realização do programa.

Muita gente nova e louca (Hero and Crazy team) quebrando a formalidade de uma fundação tão tradicional, para tirar esse projeto do papel e revolucionar o ecossistema de startups com o primeiro programa direcionado para startups de ciências da vida. (“make the world a better place”)

 

Em julho do mesmo ano já estávamos recebendo a 2ª turma, e colocando em prática muitos dos aprendizados da rodada anterior. O engajamento dessa turma foi acima da média e com isso conseguimos realizar com sucesso muitas atividades que eram “malucas” na nossa cabeça, como bancas surpresa, em que as startups se saíram muito bem e impressionaram tanto avaliadores quanto mentores com quem conversaram. O resultado disso é um ecossistema crescendo de forma robusta desde o início.

 

Com menos de 1 ano o BioStartup Lab foi ganhando território e alcançando ótimos resultados. Fomos agregando novos mentores e profissionais que contribuíram muito para o sucesso do programa, validando e aperfeiçoando a metodologia própria de pré-aceleração. E assim recebemos o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, na categoria “Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador”


O relacionamento e interação do programa e das startups com grande empresas também foi se consolidando mais e a terceira rodada chegou em fevereiro de 2017, junto com o carnaval. E com eles a parceria estratégica com a SEDECTES – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais, da Unimed-BH e do Grupo Hermes Pardini como empresas-âncora e dezenas de empreendedores  que chegavam com mochilas e malas vindos de avião, ônibus, carro e muita mudança pro coworking de BSL.
Tinha gente de bate e volta pro interior de Minas, gente sócia do aeroporto, voltando pro Rio e pra SP, gente carregando a mudança do nordeste e centro-oeste do Brasil e muito nativo se virando em todos cantos de BH para fazer todas as entregas do programa.


A terceira rodada mal acabou e dessa vez foi hora da própria equipe organizadora do BSL mudar de mala e cuia. Próxima parada: São Paulo!
Acordar, tomar café, almoçar e jantar junto, trabalhando, curtindo e se descabelando junto, isso tudo rodeado de tarefas e metas coladas pelas paredes, computadores, banners, papeis, casacos, chinelos e pratos espalhados pelo cenário.

Aí nascia a primeira edição do programa fora do estado.

 


Com a parceria da INTERFARMA – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa foi realizado uma edição focada apenas nas áreas de saúde
,  promovendo ainda mais a interação de grande empresas, como as associadas da Interfarma, as maiores indústrias farmacêuticas do mundo.
Essa edição marcou a expansão do BioStartup Lab e a relacionamento definitivo entre startups e o setor privado.

E enfim completamos 2 anos de idade, preparando o lançamento do BioStartup Lab 4ª rodada, com novo formato, novas ideias e colhendo grandes resultados das startups apoiadas. Prêmios, clientes, investimentos, expansão, crescimento, e muitas conquistas de soluções que passaram por aqui e do empenho de grandes empreendedores que nos matam de orgulho e fazem tudo isso valer a pena.

É o nosso papel também contribuir para a formação pessoal e profissional de cada um e ver que o aprendizado conquistado aqui está sendo replicado no mercado e levando inovação para a sociedade só nos enchem os olhos e colocam o sorriso no rosto em comemorar o sucesso diante de tantas barreiras.

Agradecemos a todos os envolvidos, por fazerem parte dessa história!