14.06.2017

Bem-vindos ao BioStartup Lab Rodada INTERFARMA

A rodada Interfarma do BioStartup Lab busca acelerar o surgimento de startups e transferências de tecnologias nas áreas de saúde humana e digital health, e pela primeira vez o programa está sendo realizado em São Paulo.

Por meio da parceria com a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa – INTERFARMA a Biominas Brasil busca estimular ainda mais o ecossistema de empreendedorismo e inovação no Brasil, promovendo a discussão das potencialidades de projetos e pesquisas acadêmicas nas áreas de ciências e suas aplicações que vão muito além das bancadas. E também avançando a barreira do conceito de startups limitado às áreas de TI.

“Inovar e empreender são verbos que caminham juntos nos inúmeros exemplos de iniciativas que incentivem a geração do novo. O empreendedorismo não surge apenas das ações de grandes companhias, já consolidadas e com margem para correr riscos , intrínsecos à inovação. Empreender é também uma iniciativa dos jovens empresários, capazes de organizar uma ideia, um projeto na forma de empresas incipientes – as startups. Inúmeras iniciativas transformadoras foram, um dia, um projeto com muitos ajustes a serem feitos.
Por isso a INTERFARMA não poderia olhar de outra maneira senão com entusiasmo a este projeto de aceleração do empreendedorismo no setor farmacêutico. Com ele, esperamos que boas iniciativas possam ser identificadas e lançadas ao mercado, para que tenham explorado todo o seu potencial transformador.” Maria José, Diretora da INTERFARMA.

Principais números da seleção para a Rodada INTERFARMA

Os 21 projetos que estão participando dessa edição do BioStartup Lab se destacaram em um grupo com mais de 351 empreendedores/pesquisadores inscritos, de 80 equipes, vindos de 100 Instituições de 16 estados e 3 países diferentes. Foram selecionados 78 empreendedores de diversos estados, sendo MG, SP e RJ os com maior número.


Circuito BioStartup Lab em São Paulo

São Paulo se destaca como capital dos negócios e é onde se concentra o maior número de investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. E no ecossistema de startups não é diferente, a cidade de São Paulo foi eleita a melhor cidade para se ter uma startup na América Latina.

E para aproveitar a cidade, por meio de parcerias, o BioStartup Lab irá passar por alguns ambientes do ecossistema de São Paulo, desse modo agitadores, empreendedores, parceiros e os participantes do programa irão conhecer um pouco mais sobre o ambiente de saúde e a cultura empreendedora.

Contamos com o apoio institucional da Agência de Inovação da USP – AUSPIN, da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, do Instituto Butantan, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp e dos espaços de coworking Impact Hub e Cubo.

O programa teve início dentro do espaço da USP – Universidade de São Paulo, na Arena Santander, espaço que promove o empreendedorismo, por meio da AUSPIN. O momento foi de interação entre os novos participantes, investidores e representantes das empresas associadas da INTEFARMA.

Para a anfitriã Naira Bonifacio a USP está em um momento muito frutífero para o apoio a atividade empreendedora dentro da universidade: “Entendemos nosso papel quanto universidade geradora de pessoas para o mercado e conhecimento para a evolução científica. Nesse papel vemos o empreendedorismo como uma das alternativas de carreiras e queremos cada vez mais apoiar as pessoas que optam por esse caminho. A inovação é algo que tem como ingredientes a interação e colaboração entre os diversos atores do ecossistema. Dessa forma disponibilizamos a Arena Santander – USP, um espaço localizado na cidade universitária e dedicado a eventos de empreendedorismo e inovação, para a abertura do BSL um dos processos de aceleração na área da saúde que reconhecemos estar fazendo a diferença nas empresas nascentes que passam por lá. A AUSPIN está com a Biominas para cada vez mais oferecer a comunidade USP oportunidades no campo do empreendedorismo em saúde e fortalecer essa área tão importante para nosso país.”

As expectativas são grandes e a certeza que muito trabalho com uma grande rede só está começando também:

“ Nossa história com o BSL é um namoro antigo. Faz alguns meses que o conheci e ali eu já sabia que ele era o lugar que eu queria estar. Tentamos a primeira rodada de BH e nao deu. Agora com nosso projeto redondinho e já em pleno funcionamento, tentamos de novo e BINGO..deu pra classificar! Pelo BSL imagino que podemos fazer networking e receber ajuda para replicar o nosso serviço nas prefeituras do país e temos um modelo de negócios ligado a Interfarma para ajudar os laboratórios nas vendas. Esperamos ansiosos por uma oportunidade de participar do Demoday”.  Luciana Oliveira, Startup Farmácia do Bem

Confira mais fotos do evento clicando aqui.