24.08.2017

Biomaker Battle – Aplicação prática da pesquisa acadêmica

A aproximação das universidades com o mercado, com os empreendedores e com a comunidade é de suma importância para o desenvolvimento de um país. Entretanto, o índice de iniciativas de empreendedorismo nas universidades brasileiras ainda é incipiente.

De acordo com estudos da Endeavor e Sebrae, as áreas de ciências biológicas e saúde são as que apresentam o menor número de iniciativas em empreendedorismo. Por outro lado, essas são áreas com grande propensão ao desenvolvimento da pesquisa científica e de estudos inovadores. Diante disso, faz-se necessário minimizar a lacuna entre estas duas realidades, para que a pesquisa, as descobertas e a ciência possam gerar resultados para a sociedade e para a economia, seja atendendo uma demanda latente de mercado ou se convertendo efetivamente em uma oportunidade de negócio.

Neste sentido, a Biominas Brasil e o Sebrae Minas se juntaram, mais uma vez, e realizaram um mapeamento, o qual permitiu identificar quais regiões de Minas Gerais possuem maior potencial para desenvolvimento de novos projetos, ideias e startups em Ciências da Vida, baseado em variáveis como, números de curso de pós-graduação, projetos e investimento levantados pelas instituições de ensino e pesquisa na área. E assim foram definidas as regiões Metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata para a realização de um projeto visando o desenvolvimento de ações mais alinhadas com a demanda dos universitários e do mercado, do Biomaker Battle.

O que é o Biomaker Battle?

O Biomaker Battle é uma competição científica que busca transformar pesquisas em resultados e inovação, possibilitando trazer a vivência do movimento maker para dentro da universidade e promover a cultura empreendedora entre cientistas e pesquisadores.

A competição dá a chance para que pesquisadores possam ir além das bancadas do laboratório e comecem a se envolver no universo do empreendedorismo. A atividade tem duração de apenas um dia e tem o propósito de gerar visibilidade para a qualidade de trabalhos científicos, bem como criar oportunidade para a aplicação prática destas pesquisas na criação de soluções inovadoras nas áreas de ciências da vida.

Desta forma, será possível desenvolver ações de empreendedorismo com maior potencial científico e tecnológico para promoção do desenvolvimento socioeconômico regional e até mesmo estadual.

 

Biomaker Battle – Edição BH

Data: 23 de setembro de 2017
Horário: 8h30min às 18 horas
Local: Escola de Medicina da UFMG | Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia, Belo Horizonte
Áreas permitidas: Saúde Humana e Digital Health

Para saber mais informações clique aqui.
Para fazer sua inscrição clique aqui.
Inscrições abertas até dia 23 de Setembro de 2017.

 

Biomaker Battle – Edição Viçosa

Data: 29 de setembro de 2017
Horário: 8h30min às 18 horas
Local: CENTEV – UFV | Av. Oraida Mendes de Castro, 6000 Novo Silvestre, Viçosa – MG
Áreas permitidas: Saúde Humana, Digital Health, Meio Ambiente e Agronegócios/Saúde Humana

Para saber mais informações clique aqui.
Para fazer sua inscrição clique aqui.
Inscrições abertas até 17 de Setembro de 2017.

Para mais informações sobre o Biomaker Battle acesse: www.biostartuplab.org.br/biomaker-battle