O que é?

O BIOMAKER BATTLE é um desafio científico para projetos e pesquisas em ciências da vida. Com duração de apenas um dia, tem o propósito de gerar visibilidade para a qualidade do trabalho científico desenvolvido nas universidades e centros de pesquisa brasileiros, bem como criar oportunidade para a aplicação prática destas pesquisas na criação de soluções inovadoras nas áreas de saúde humana, meio ambiente, agronegócios e saúde digital.

Faça sua inscrição ou a inscrição de seu projeto clicando aqui.

Biomaker battle 1

O que significa BIOMAKER?

O termo foi criado numa clara referência ao Movimento Maker. Você o conhece? O Movimento Maker é a versão tecnológica da cultura Faça-Você-Mesmo (Do It Yourself). Esta cultura tem em sua base a convicção de que qualquer pessoa pode criar, construir, fabricar e encontrar soluções para consertar coisas simples do dia-a-dia ou até mesmo resolver grandes problemas do mundo atual. O prefixo BIO faz alusão às áreas de ciências da vida. Acreditamos que os pesquisadores, por natureza, são dotados do espírito Maker e, neste sentido, o propósito do BIOMAKER BATTLE é empoderá-los, dando novo sentido e protagonismo para o seu trabalho científico. Conheça mais sobre o Movimento Maker no Brasil clicando aqui.

Como funciona?

O Biomaker Battle é uma competição científica em Ciências da Vida que tem o propósito de gerar visibilidade para a qualidade do trabalho científico desenvolvido nas universidades e centros de pesquisa brasileiros, bem como criar oportunidades para a aplicação prática de ideias de negócio, projetos e pesquisas no desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de saúde humana, digital health, agronegócio, saúde animal e meio ambiente.

Durante o Biomaker Battle, os estudantes e pesquisadores selecionados participam de palestras, workshops e mentorias de curta duração. Em paralelo, são desafiados a utilizar o conteúdo e ferramentas aprendidas para construir um modelo de aplicação da sua ideia de negócio, projeto ou pesquisa que demonstre seu potencial na resolução de um problema real da sociedade. No final do dia, todos os estudantes e pesquisadores fazem a apresentação dos resultados do seu trabalho para uma banca de avaliadores que escolhe a equipe vencedora.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever, individualmente ou em equipes, estudantes, professores e pesquisadores vinculados ou não às universidades e centros de pesquisa. As equipes devem ser formadas por 2 a 4 integrantes e ter uma ideia de negócio, projeto ou pesquisa.

Uma mesma pessoa poderá fazer mais de uma inscrição, mas com diferentes ideias de negócio, projetos ou pesquisas. Mas, caso duas ou mais ideias de negócio, projetos ou pesquisas sejam selecionadas, caberá a ela escolher em qual participará.

Por que participar?

A exemplo de competições internacionais de mesma natureza, o Biomaker Battle visa em primeiro lugar valorizar o trabalho científico relacionado às Ciências da Vida, dando visibilidade para suas descobertas e a oportunidade de ir além das bancadas do laboratório. Ao participar da competição, os estudantes e pesquisadores têm a chance de adquirir novos aprendizados, de testar e avançar na viabilidade de sua ideia de negócio e/ou pesquisa, receber feedback de diferentes especialistas.

Os participantes do Biomaker Battle têm acesso a:

1)    Metodologia específica que combina as mais recentes ferramentas de Design Thinking e Movimento Maker, com abordagem direcionada para prototipação, modelagem do negócio e validação, em Ciências da Vida.

2)    Palestras sobre o empreendedorismo.

3)    Mentorias com especialistas.

Como será o processo de seleção das equipes participantes?

As informações a respeito dos critérios de seleção dos participantes podem variar de acordo com a edição do Biomaker Battle. Por isso, estes critérios são informados nas Chamadas para Inscrições de cada edição.

Como Será?

Quinze equipes selecionadas participarão de workshops e mentorias de curta duração. Em paralelo, elas serão desafiadas a utilizar o conteúdo e ferramentas aprendidas para construir um modelo de aplicação da sua pesquisa/projeto que demonstre seu potencial na resolução de um problema real da sociedade.

No final do dia, todas as equipes farão a apresentação dos resultados do seu trabalho para uma banca de avaliadores que escolherá a equipe vencedora.

Como fica a questão da propriedade intelectual do nosso projeto/pesquisa?

Fique tranquilo. O formulário de inscrição é extremante objetivo e não requer que sejam apresentadas informações confidenciais. A partir do momento em que você preenche o formulário de inscrição, manteremos confidenciais todas as informações. A propriedade intelectual da sua tecnologia/projeto é sua! Você não terá que dividi-la com a gente, caso a sua equipe seja selecionada.

As equipes contam com alguma ajuda de custo para participar? Qual o valor da inscrição?

O BIOMAKER BATTLE não cobre gastos pessoais de alimentação e transporte dos participantes selecionados. A taxa de inscrição pode variar de acordo com a a edição do evento.