12.12.2017

BSL04 encerra a rodada junto a grandes parceiros em Demoday Trends

A 4ª rodada do BioStartup Lab finalizou as atividades de pré-aceleração com o demoday do programa seguido pelo Demoday Trends realizado com outros 5 programas de pré-aceleração, no Sebrae Minas.

 

O evento teve início na tarde do dia 7 de dezembro, onde as 8 startups finalistas do programa apresentaram os pitchs para uma banca de 10 jurados, composta por investidores, especialistas de grandes empresas e representantes das instituições organizadoras, Biominas Brasil, Sebrae Minas e SEDECTES – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Durante o evento também foi apresentado o Movimento Biomaker, uma outra iniciativa da Biominas para transformar e fortalecer a cultura maker (“do faça-você-mesmo” ou “do it yourself”) com ênfase em biociências, nos cenários nacional e internacional.

Conheça aqui as startups participantes do BSL04.

A startup vencedora do programa foi a Sinaxys, que resolve o problema de custos e de períodos ociosos de espaços de saúde, por meio de uma rede colaborativa, ela conecta profissionais aos espaços com propósitos afins e estimula o hub ideal para criação de espaços de saúde conceito.

“O BSL foi realmente um catalizador para a construção estratégica da sinaxys e propósito do nosso time. Por sermos profissionais de saúde em maioria, mergulhar no mundo do empreendedorismo e redesenhar nosso modelo de negócios foi um grande desafio. Desenvolvemos habilidades e evoluímos muito com a troca constante com agentes de aceleração, startups participantes e mentores do BSL.”
Mariana Figueiredo, Co-Fundadora da Sinaxys/Médica especialista
em saúde coletiva

O 2º lugar ficou para a startup Nanopack que propõe revolucionar o mercado da fruticultura no Brasil com a produção de uma embalagem comestível, versátil e biodegradável incorporada com nanoestruturas capazes de aumentar a vida útil dos frutos pós-colheita.

“Chegar ao segundo lugar não é apenas um reconhecimento do nosso trabalho ou aplicabilidade do nosso produto no mercado… É um sensação única de uma equipe que trabalhou muito, para conseguir fazer com que experimentos de bancada fossem compatíveis ao que o mercado deseja. Hoje, somos muito gratos ao BSL por todo o apoio e orientação, foi graças a ele que conseguimos tirar nossa ideia do papel e ter a oportunidade de modelar o nosso produto.”
Júlia Moreira, Co-fundadora da Nanopack

E o 3º lugar ficou para a startup CellType, empresa de pesquisa de marcadores celulares para determinar a identidade dos tumores humanos.

“Foi muito bom perceber que as pessoas entenderam nossa ideia e que ela faz sentido. Essa vitória nos deu visibilidade e estamos animados com as oportunidades que estão por vir. O time CELLtype evoluiu muito durante o período do BSL04 e muito disso se deve às mentorias que recebemos durante o programa. Só temos a agradecer a disponibilidade e respeito de todos os mentores e equipe do BSL, além da convivência com todas as startups participantes. Essa troca de experiências contribuiu muito para alcançarmos esse Terceiro Lugar. Além disso, agradecemos a parceria da Fundação Ezequiel Dias, que apoiou nossa ideia desde o início. O Biostartup Lab sempre fará parte da história da CELLtype e iremos levar os ensinamentos que tivemos em nossa caminhada.”
Aline Brito, Co-fundadora e CEO da CELLtype

A startup Turnit Healtcare que oferece uma solução de monitoramento inteligente e controle do reposicionamento dos pacientes acamados para prevenção de feridas, também conhecidas como escaras, úlceras ou lesões por pressão, foi considerada a startup mais dedicada de todo programa.

“Todos os dias durante o BioStartup Lab foram repassados conteúdos incríveis, que nos auxiliaram a fortalecer nosso modelo de negócios. Entretanto, para que nossa proposta dê certo, é primordial que além do aprendizado nosso time tenha foco e dedicação. E receber esse prêmio, fez toda a diferença. É uma certeza de que estamos no caminho certo e nos incentiva a querer melhorar a cada vez mais. Em nome da Turnit Healthcare, agradeço a todos por reconhecerem esse esforço, que foi mútuo. Pois se estávamos empenhados foi graças a equipe BSL, que através de muita dedicação, tornou possível nossa evolução.”
Camila Tavares, Co-fundadora e CEO da Turnit Healthcare

A 2ª parte do evento foi composta pela feira de exposição de 12 startups do BSL e outras 72 de programas de empreendedorismo e inovação apoiados pelo Sebrae, como Agita, GoMinas, Varejo Inteligente,FIEMG Lab e Gamedev Superstars.

O evento foi pensado para um público interessado em conhecer startups e que buscavam oportunidades de negócios seguindo grandes tendências de mercado e novas tecnologias nas áreas de (IoT), Varejo, Inteligência Artificial, Life Science, Games, Indústria, Agrotech, entre outras.

Para finalizar a tarde de celebrações aconteceu o Demoday Trends, uma rodada de 8 Pitchs das Startups Finalistas de cada programa, seguido por talks 3 talks temáticos nas áreas de Realidade Virtual e Aumentada, Saúde e Criptomoedas.
A startup Sinaxs ganhou o 3º lugar geral.

“Foi a primeira vez que realizamos o Demoday do BioStartup Lab em um grande evento, para mais de 400 pessoas, o que nos consolida cada vez mais no ecossistema de startups de Belo Horizonte, além de mostrar uma importante sinergia e interação com as diversas iniciativas de fomento ao empreendedorismo que temos em nossa cidade.”
Liliane Carvalho – Coordenadora do BioStartup Lab


Veja a cobertura fotográfica completa do evento aqui.