26.06.2017

Circuito BioStartup Lab – Rodada INTERFARMA | FAAP

O BioStartup Lab Rodada INTERFARMA começou no último dia 30 de maio e já está a todo vapor. Empreendedores de várias cidades e estados do Brasil aterrissaram em São Paulo e estão trabalhando para desenvolver suas soluções nas áreas de saúde.

O programa conta com grandes parceiros que estão servindo de berço para as startups, proporcionando um ambiente empreendedor durante as atividades do BioStartup Lab. E a primeira parada do Circuito BioStartup Lab São Pulo foi a FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado. A FAAP é uma instituição que investe em cultura, através do Museu de Arte Brasileira, do Teatro FAAP, do Colégio FAAP, da biblioteca e das faculdades e tem tradicionalmente a cultura empreendedora. Conta com um centro de empreendedorismo que auxilia os futuros empresários a elaborarem seus projetos e a estabelecer contatos fundamentais, além da promoção de atividades como palestras com empreendedores referência e ex-alunos de sucesso.

FAAP – Empreendedorismo dentro da academia

A INTERFARMA e a FAAP se tornaram parceiras e juntas buscam fomentar a cultura empreendedora dentro da universidade. Para Octávio Nunes, diretor de comunicação da INTERFARMA nessa parceria com a FAAP o que mais chama a atenção é justamente o seu espírito inovador e empreendedor:
“Apesar de seus 70 anos, a FAAP se mantém na vanguarda do ensino, sempre pensando em inovar. Eles são reconhecidos no mercado pela tradição dos cursos de engenharia e economia, mas ao mesmo tempo oferecem cursos dos mais variados que abordam desde teatro para executivos, treinamentos, mídias sociais, inclusão social e diversidade e, claro, empreendedorismo. Esta, acredito, é uma das fortalezas da FAAP. Num momento de crise econômica, uma das formas de superar as dificuldades é criar, inovar, empreender. Imagina o que isso não significa num ambiente do ensino, da escola, do aprendizado, seja em que nível for, de graduação ou pós- graduação. Nós da INTERFARMA acreditamos nisso. Tanto que temos em nosso quadro de associadas empresas start-ups que estão iniciando uma atividade promissora no Brasil. Acredito que, dentro desse espírito de apoiar a inovação e o empreendedorismo, estamos consolidando com a FAAP uma parceria que tem tudo para dar certo.

Para o coordenador geral da Pós-Graduação da FAAP, Gley Xavier e para a coordenadora da Pós-Graduação da Faculdade de Administração, Silvye Ane Massaini, nos últimos anos houve uma mudança significativa quanto às exigências do profissional no mercado de trabalho, que abrange não somente o domínio de habilidades técnicas, mas também o desenvolvimento de atitudes e valores capazes de lidar com uma enorme variedade de forças internas e externas ao ambiente organizacional.
O panorama geral que se pode traçar é de uma crescente demanda por atualização e aperfeiçoamento profissional, por pessoas já inseridas no mercado de trabalho, que buscam o aprofundamento e a aquisição de novos conhecimentos que propiciem o desenvolvimento de habilidades empreendedoras indispensáveis para a otimização de ações competentes em seu campo de atuação.
O Centro de empreendedorismo da FAAP atua como um HUB para toda instituição, construindo um ecossistema empreendedor a partir da troca de conhecimentos com incubadoras, aceleradoras, consultorias, empresários, sempre no intuito de promover o aprendizado, o networking e principalmente a criação de negócios que se perpetuem.
Outro destaque é a parceria com mercados segmentados que necessitam de uma qualificação de competências dos seus profissionais, porém contextualizada na prática cotidiana das suas especificidades. Assim a FAAP alia-se a Interfarma para desenvolver produtos e ações educacionais voltadas a indústria farmacêutica.

BioStartup Lab Fase BioBusiness

Ao longo das 10 semanas de duração do programa, as startups receberão acompanhamento direto de profissionais do BioStartup Lab, atendimento individual para suporte e direcionamento das equipes, considerando as especificidades de cada projeto e estão tendo acesso a uma metodologia específica de aceleração, que inclui mentorias e validações com grandes empresas e investidores, além de terem acesso a uma rede de contatos da Interfarma e da Biominas Brasil, para a validação e construção do seu modelo de negócio.

Durante estas 4 primeiras semanas do programa as atividades incluíram workshops e treinamentos com conteúdos sobre modelagem de negócio, aspectos técnicos, regulatórios e jurídicos, captação de recursos e investimento, técnicas de pitch.


Lucas Fonseca, agente Local de Inovação do Sebrae
, participou da primeira fase do programa, na FAAP, com o workshop “Métricas-chave, Vantagem Competitiva (Vantagem Desleal)” e “Estrutura de custos e Fluxos de receita” e saiu muito satisfeito com as equipes participantes: “A turma foi muito participativa e disposta. É dessa energia que eles precisarão para se sustentar no mercado. Certamente alguns destes projetos serão convertidos em negócios transformadores, lucrativos e duradouros!”

Próximos passos

O circuito BioStartup Lab já está acontecendo no Instituto Buntantan e as 21 startups estão terminando a estruturação dos modelos de negócios e definição de estratégias e fazendo mentorias de acordo com as necessidades de cada um. (para tornar-se um mentor clique aqui).
Essa semana termina o primeiro ciclo do programa e acontece o 1º roundtable, onde serão classificadas as 15 melhores equipes. E no dia 03 de agosto é celebrado a final do programa com o Demoday (para participar clique aqui).

Para ver mais fotos do Circuito BioStartup Lab | FAAP, clique aqui.