Tudo sobre a gente

O que somos e para o quê viemos

A hora é agora

Para nós, empreendedorismo é o caminho que leva a novas possibilidades, é uma forma de aplicar o conhecimento, tirar ideias do papel e projetos da gaveta. Não é só a criação de novas empresas. É começar algo novo e gerar um impacto positivo no mundo.

O BioStartup Lab existe para diversificar o ecossistema de inovação e startups. Estimulamos o processo criativo e apoiamos aqueles que querem acelerar a transformação de suas ideias ou aplicar seus conhecimentos em novas soluções para as áreas de ciências da vida: saúde humana, agronegócio/saúde animal, meio ambiente e digital health.

Disponibilizamos conteúdo, realizamos eventos e mantemos um programa de pré-aceleração que oferece a novos empreendedores a oportunidade de testar e validar produtos, estudar modelos de comercialização, encontrar mercado/usuários e desenvolver novas habilidades, incluindo captação de recursos e gestão de negócios.

#4 elementos

Simplificando, a nossa fórmula é composta por:

chama-inspiracao-2

 

 

INSPIRAÇÃO

O primeiro passo de quem quer sair da zona de conforto é ter coragem e oportunidade para explorar aquilo que ainda não conhece. Para incentivar, transformamos parte da nossa experiência e conhecimento em conteúdo aberto. E não é pouca coisa. São vídeos, e-books, infográficos e textos que abordam assuntos que precisam ser amadurecidos para quem quer começar algo novo nas áreas de ciências da vida. 

 

Engajamento

 

ENGAJAMENTO

Basta ter uma ideia, um projeto ou pesquisa em áreas do setor de ciências da vida para entrar para a nossa comunidade. Aproveite para apresentar e evoluir sua ideia, conhecer outros empreendedores e formar uma equipe.

Para aumentar nossa comunidade, realizamos atividades abertas e itinerantes: são eventos e encontros para difundir atitudes empreendedoras em universidades, centros de pesquisa, hospitais, empresas e em outros lugares alternativos.

 

aceleracao-chama-3

 PROGRAMA DE ACELERAÇÃO

Em cada rodada, selecionamos cerca de 21 equipes que, durante 10 semanas, convivem em um espaço de coworking e participam de um programa de imersão com metodologia e ferramentas específicas para apoiar a jornada de quem quer empreender em ciências da vida.

Equipes, de qualquer lugar do mundo, podem se inscrever.

O formato combina capacitação, modelagem e competição. As equipes contam com o suporte e hands on de especialistas, são lideradas por mentores e interagem com grandes empresas, potenciais investidores e parceiros.

Trata-se de um modelo ágil, com abordagem direcionada para testar e validar soluções, estudar modelos de comercialização, encontrar mercado/usuários e desenvolver novas habilidades, incluindo captação de recursos e gestão de negócios. São quatro etapas:

Fases da aceleração

Fases de Aceleração BSL

1
2
3
4

Passe o mouse sobre cada uma das fases para ver uma descrição

Impacto

 

IMPACTO

Apostamos no impacto de uma nova geração de empreendedores com soluções que tenham melhor inserção no mercado e melhor execução. As estratégias construídas por cada equipe durante a aceleração podem resultar em parcerias para o co-desenvolvimento, na transferência de tecnologias ou na constituição de novas empresas – startups e spinoffs.

A nossa expectativa é que esta nova geração possa dinamizar o setor de ciências da vida e torná-lo mais vibrante.

 

Histórico

Em 2014, a Biominas Brasil em parceria com o Sebrae Minas realizaram o “Diagnóstico do Setor de Biociências em Minas Gerais” com uma visão comparativa de outro estudo feito em 2004. A comparação entre os resultados destes estudos revelou que o desempenho do setor de ciências da vida no Estado de Minas Gerais seguia na contramão do cenário contemporâneo de busca pela inovação a partir do incentivo à criação de startups, pois os resultados do estudo demonstraram uma clara desaceleração empreendedora e inovativa, sobretudo, pela redução no número de empresas nascentes, que diminuiu quase três vezes, indo de 32% para 10,6% em 10 anos (entre 2004 e 2014).

Para enfrentar e mudar esse cenário desafiador, surgiu o BioStartup Lab, uma iniciativa da Biominas e do Sebrae Minas, como uma estratégia setorial de potencialização do setor de ciências da vida em Minas Gerais, com parceria estratégica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, de Minas Gerais.

Selo-Premio-Empreendedorismo-cinzaEm um ano de atuação o programa recebeu notoriedade Nacional, com a premiação na categoria Melhor
Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador
do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador de 2016, e está atualmente na sua Terceira Rodada no estado de Minas Gerais.

Em 2017, acontece ainda uma rodada do programa em parceria com a INTERFARMA – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa no Estado de São Paulo, que servirá de laboratório para inovação e aproximação entre as startups e empresas deste setor.

Quem faz?

As três primeiras rodadas contaram com a chancela e o entusiasmo da Biominas Brasil e do Sebrae Minas e parceria estratégica com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, de Minas Gerais. A união e o comprometimento de dessas instituições, sem dúvida, são nossos atributos mais valiosos e tornam nossos propósitos possíveis.

Enquanto a Biominas Brasil é uma instituição vanguardista na promoção de negócios em ciências da vida com experiência e know-how reconhecidos, o Sebrae Minas é a principal referência no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade de novas empresas. E o Governo do Estado de Minas Gerais com importante articulação e promoção de negócios.

Em um movimento de expansão, a INTERFARMA – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, também se uniu à Biominas, para realização de uma nova rodada na cidade de São Paulo.

SEDECTES+SEBRAE+BIOMINAS+PARDINI+UNIMED+INTERFARMA_branco

Nossa equipe

Eduardo Emerich Eduardo Emerich

Eduardo Emerich

Presidente & CEO desde 2003. Atua há mais de 25 anos na identificação e análise de oportunidades, na estruturação e gestão de negócios e de projetos de promoção no setor de ciências da vida.
Angélica Salles Angélica Salles

Angélica Salles

Diretora da Biominas Brasil. Farmacêutica industrial e especialista em gestão de projetos. Convive há dezenove anos com empreendedores de ciências da vida e conhece bem os desafios a serem enfrentados nesse setor. Acredita na cooperação e no trabalho em equipe para o sucesso de um projeto.
Amanda Graciano Amanda Graciano

Amanda Graciano

Analista de empreendedorismo. Tem experiência em modelagem de negócios. Atua no apoio à gestão de empresas de base tecnológica, desenvolvimento de projetos, pré aceleração e aceleração de startups, auxiliando no desenvolvimento de novos negócios, parcerias, rede de contatos e do ecossistema empreendedor.
Elziane Paim Elziane Paim

Elziane Paim

Atua há mais de 15 na área financeira e há 11 anos na Biominas. Especialista na área financeira, em gestão de equipe, processos administrativos, orçamento empresarial, gestão de custo e controladoria geral.
Jéssica Mara Jéssica Mara

Jéssica Mara

Relações Públicas especialista em comunicação e marketing digital com experiências em organização de eventos e programas de fomento ao empreendedorismo, tecnologia e inovação.
Laura Lunardi Laura Lunardi

Laura Lunardi

Analista Técnica da Consultoria. Possui experiência no mapeamento, identificação e análise de tecnologias, produtos e empresas, no Brasil e no mundo, além de experiência com assuntos regulatórios e propriedade intelectual.
Liliane Carvalho Liliane Carvalho

Liliane Carvalho

Coordenadora de Empreendedorismo. Profissional da área de empreendedorismo, com 10 anos de experiência em gestão dos projetos sociais e de inovação.
Lorrayne Chaves Lorrayne Chaves

Lorrayne Chaves

Possui experiência em Comunicação, com foco em design gráfico, fotografia e produção de conteúdo para redes sociais.
Thiago Veloso Thiago Veloso

Thiago Veloso

Agente de Aceleração. Especialista em validação e modelagem de negócios, passou pelo Startup Farm, Startup Chile, MadWorks e IdeaAdvance (EUA). Foi um dos organizadores do primeiro Startup Weekend BH e Minas Startup Week, e segue envolvido em outras iniciativas de fomento ao empreendedorismo.

Nosso coworking

Lab de inovação, coworking, espaço de inspiração. Chame-o como quiser. Ajude a construir a casa que receberá as equipes selecionadas durante a aceleração.

Empresas âncoras

Logo Empresas Ancoras