22.06.2018

Startups BioStartup Lab INTERFARMA 02 – A melhor seleção da Copa

A Copa do Mundo está ocorrendo na Rússia. Enquanto isso, aqui no Brasil, equipes se preparam para entrar em campo no Biostartup Lab Rodada INTERFARMA 02. Anunciamos a nossa seleção com as 21 startups participantes para esta rodada.

O Biostartup Lab, pela 7ª vez, entra em campo para, novamente, gerar oportunidades e resultados positivos para novos negócios de biociências e, com isso, para o Brasil e o mundo. Mais uma vez, nossa atuação será em São Paulo – SP e com foco em soluções de saúde humana e digital health. Esta rodada é realizada com a INTERFARMA – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa e conta ainda com o apoio da ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde, a ANAHP – Associação Nacional de Hospitais Privados e a ABRADIMEX – Associação Brasileira dos Distribuidores de Medicamentos Especializados, Excepcionais e Hospitalares.

O BSL tem como objetivo impactar positivamente pesquisadores e empreendedores que sonham grande para a geração de negócios em biociências e que contribuam para o futuro do planeta e o bem-estar da sociedade. Assim, visando o alcance cada vez maior destes resultados, já realizamos 7 edições, recebemos mais de 772 inscrições provenientes de 14 países, sendo mais de 204 cidades e com representatividade de 23 estados brasileiros.
Então, seguem as equipes convocadas para iniciarem uma nova jornada de empreendedorismo e inovação no BSL e que se comprometem com os avanços tecnológicos, científicos e dos negócios no Brasil:

SAÚDE HUMANA

IN SITU TERAPIA CELULAR
Biocurativos contendo células-tronco confeccionados em bioimpressora 3D para o tratamento de úlceras crônicas e queimaduras graves.

ABL-Therapeutic

Desenvolvimento de fármaco a partir de um microRNA que atuará diretamente no fígado, de forma específica, gerando a mínima quantidade de efeitos adversos. O produto tem potencial para resolver o problema devido os microRNAs estarem relacionados com a progressão e desenvolvimento da patologia. A medida que a patologia progride alguns microRNAs deixam de ser expressos enquanto que outros tendem a aumentar a expressão, baseado nisso a solução pretende identificar os alvos e trata-los seja com reposição de microRNAs ou inibição. Pacientes que apresentarem diagnóstico tardio poderão ter acesso a terapia que atuará de forma efetiva independente do estadiamento.

Aya Tech

Aya Tech desenvolveu uma tecnologia chamada de “Wearable Protection”, que utiliza suas roupas para proteger você e seu pet contra insetos, fungos e bactérias. A tecnologia “Wearable Protection” da Aya Tech apresente 3 grandes vantagens: – Zero absorção pelo corpo – Resiste até 20 lavagens – Seguro para todas as idades (desde o recém-nascido ao idoso)

NANOLIGHT DIAGNÓSTICO
Desenvolvimento um exame de sangue que utiliza nanotecnologia para diagnóstico rápido e em estágios iniciais do câncer.

DESENVOLVIMENTO DE NANOPARTÍCULAS LIPOSSOMAIS CARREADORAS DE RNA DE INTERFERÊNCIA COMO ALTERNATIVA DE TRATAMENTO PARA TUMORES DE MAMA
Nanopartícula carreadora de RNAi para terapia de câncer de mama. Através do uso da nanopartícula desenvolvida, pretendemos aumentar a eficácia da terapia, por se tratar de uma terapia alvo-específica. Além disso, a redução dos efeitos colaterais obtida com a nova terapia, melhora a qualidade de vida dos pacientes e reduz drasticamente o custo de internação/tratamento.

3DBS- 3D Biotechnology Solutions
Um tecnologia capaz de solucionar problemas nos campos da medicina regenerativa e de modelos in vitro para testes fármaco-químicos. A bioimpressão 3D produz estruturas tridimensionais vivas, entre tecidos e órgãos, para no futuro próximo solucionar os problemas das grandes filas de transplantes de órgãos, de bancos de tecidos e no campo das indústrias cosmética e farmacológica, fornecer novos modelos in vitro para substituir o uso de animais nos testes pré-clínicos de novos fármacos e cosméticos. Com essa tecnologia também será possível escalonar biomateriais já desenvolvidos, além de tecidos e órgãos.

NUTRINOVAPHARMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO
A empresa é uma farmácia de manipulação, focada em inovação, atenta às principais tendências do mercado, como: vida saudável, nutrição e sustentabilidade.É a
bionanotecnologia aplicada à nutracêuticos de alta performance, com dois produtos:
1) Microcápsulas de probióticos a partir do Microbioma do kefir;
2) Adesivo Transdérmico Multivitamínico nanoencapsulado.

IMPLANTCELL- STEM CELLS BIOTECH
Implantcell® será um laboratório de prótese dentária que utiliza técnicas de regeneração de células-tronco. Em linhas gerais, a Implantcell® atenderá ao público de implantologistas. O implantologista enviará o kit de material do paciente (tomografia da boca e uma amostra das células da mandíbula) para a Implantcell®. Um molde dentário (scaffold) ou um dente descelularizado (bioscaffold) será feito no laboratório e a cultura das células-tronco será isolada para ser usada no molde ou bioscaffold. O molde e a cultura serão enviados ao implantodista para que o paciente possa realizar o procedimento.

SIGNAL
Desenvolvimento de fármacos com efeitos colaterais reduzidos.A equipe é referência no País no estudo de GPCRs. Tem trabalhado com esses receptores, e especificamente com o receptor AT1, há mais de 20 anos, e produz importantes contribuições quanto a mecanismos de sinalização e farmacologia deste GPCR. O grupo de pesquisa possui uma série de novos compostos amplamente caracterizados, os quais possuem propriedades de sinalização seletiva para o receptor AT1, dessa forma caracterizando-os como promissores “lead compounds” para o desenvolvimento de medicamentos para as doenças cardiovasculares.

SIGHT IN DIABETES
A solução consiste em um colírio nanoestruturado contendo o princípio ativo que é entregue no alvo do tratamento, dentro do olho. Nos estudos pré-clínicos, o tratamento dá indícios que previne danos na retina provenientes da diabetes.

BRAINN – O PODER DO PENSAMENTO QUE MOVE UM BRINQUEDO E EXERCITA O CÉREBRO!
O dispositivo criado pela BRAINN detecta ondas cerebrais por meio de um sensor que amplifica e converge a onda cerebral em sinal digital, transmitido via bluettoth para o objeto desejado. A programação do Microcontrolador Arduíno, incorpora em um único circuito integrado todos os dispositivos utilizados em um microprocessador. Por meio deste mecanismo um programa em C++ fará qualquer tipo de controle e acionamento de objetos desejados.

SUGARZYME
A SUGARZYME é uma empresa inovadora de Biotecnologia, que desenvolve produtos para a indústria cosmética e farmacêutica, utilizando resíduos agroindustriais (Biomassa). Nesta linha possuem as seguintes soluções:
a)Desenvolvimento de novos Biofármacos com melhor performance para atividade antineoplásica para alguns tipos de câncer.
b)Novos Ativos da Biomassa, inéditos na literatura, que podem apresentar performance diferenciada tanto para a área Farmacêutica e/ou para a área Cosmética.
c) Proteínas e enzimas obtidas de microrganismos isolados da Biomassa, as quais podem ser testadas para doenças cognitivas, como a doença de Alzheimer (DA).

OSIRIS
A solução proposta é um dispositivo para o diagnóstico destas arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya), denominado Diagsyn. O Diagsyn utiliza-se de técnicas de biologia sintética para reconhecimento de biomarcadores. Sendo assim nosso dispositivo baseia-se na
análise sanguínea do paciente rastreando e diagnosticando-o, dizendo assim se há ou não a infecção da arbovirose.

ABL-THERAPEUTIC
Terapia com microRNA para doenças hepáticas gordurosas. A equipe irá desenvolver um fármaco a partir de um microRNA que atuará diretamente no fígado, de forma específica, gerando a mínima quantidade de efeitos adversos. O produto tem potencial para resolver o problema devido os microRNAs estarem relacionados com a progressão e desenvolvimento da patologia. A medida que a patologia progride alguns microRNAs deixam de ser expressos enquanto que outros tendem a aumentar a expressão, baseado nisso a solução do nosso produto é identificar os alvos e tratá-los seja com reposição de microRNAs ou inibição. Pacientes que apresentarem diagnóstico tardio poderão ter acesso a terapia que atuará de forma efetiva independente do estadiamento.

KIMERA BIOTECNOLOGIA
A Kimera Biotecnologia é uma startup que surgiu em 2014 , Produzimos Hormônios Biossimilares utilizados para Reprodução Humana. A proposta d Kimera Biotecnologia é o desenvolvimento de um medicamento Biossimilar ao GONAL-f®, para registro e comercialização inicialmente no Brasil, onde o modelo de negócios proposto é através de parcerias para licenciamento e transferência de tecnologia.

BIOPOLIX MATERIAIS TECNOLÓGICOS LTDA
Produção de biomaterias para veiculação de princípios ativos. A solução foi criar um produto capaz de ter liberação controlada do princípio ativo e de efeito rápido quando inserido na mucosa oral. Dessa forma é possível reduzir o tempo de espera da ação do anestésico, deixando o paciente mais confortável e trazendo maior agilidade ao trabalho do dentista.

INNOVATION IN THE DIAGNOSIS OF MATERNAL-FETAL INFECTIONS
Pensando que não existem kits comerciais para detectar simultaneamente diversos tipos de microorganismos no contexto de infecções congênitas, foi proposto o desenvolvimento e validação de 2 ferramentas moleculares que com um passo adicional, conseguiria ser usada para este fim e poderiam ser usados em qualquer laboratório molecular com um mínimo de infraestrutura.

Pro-Therapeutics

A solução consiste em um ‘workflow’ automatizado para a identificação de proteínas de membrana tumor de mama específicas, análise dos dados e suporte de decisão. Baseado no trabalho desenvolvido é possível criar: anticorpos monoclonais, vacinas terapêuticas, nanopartículas tumor-específicas, marcadores de células tumorais circulantes e peptídeos conjugados com fluorescência para definição de margem cirúrgica.

DIGITAL HEALTH

HEALTH DATA CARE BY HOPEWELL GROUP
Plataforma Big Data B.I baseada em nuvem que organiza e facilita o acesso aos registros nacionais de ICDs em tempo real. A solução é capaz de integrar os dados de clientes para análises mais profundas e personalizadas, incluindo o uso de algoritmos para construir modelos de aprendizado de máquina que irão prever o que é necessário para tomar melhores decisões.

SYNAPPSE ASSIST
Plataforma para monitoramento individual de saúde mental. Aplicativo com duas versões – paciente e médico – para monitoramento individual de saúde mental. Atualmente temos um protótipo para iOS desenvolvidos com as funcionalidades de monitoramento de 11 categorias de funções mentais (sono, apetite, humor, libido e vida sexual, vida social, pensamento, TOC, impulsividade, abuso de substâncias, concentração e memória, sintomas somáticos).

HELP REMÉDIOS
Marketplace para compra de medicamentos. Uma solução que ajuda o paciente encontrar os medicamentos receitados pelos médicos, ao mesmo tempo que proporciona o aumento das vendas nas farmácias parcerias e diminuir a ruptura dos produtos propagados pela força de vendas. Hoje existem dois apps, um portal para farmácias e um painel admin, onde é recebida a comissão pelas vendas através da plataforma e mensalidade das farmácias parceiras.