17.05.2018

Vantagens do BSL para quem quer empreender em saúde

O empreendedorismo em saúde está diretamente ligado ao propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas. O BSL estimula a criatividade e a aplicação do conhecimento científico no desenvolvimento de novas soluções na área da saúde.

Empreender vai muito além da criação de uma empresa. Empreendedorismo é um agente de mudança capaz de abrir mentes e criar possibilidades de maneira criativa, é inovar e trazer avanços para a sociedade, tornando o mundo um lugar melhor. De acordo com o professor de economia do MIT, Daron Acetamoglu, empreendedorismo é um dos fatores essenciais para que a nação prospere como um todo e que os benefícios do progresso social, científico e tecnológico se tornem acessíveis a toda população. No empreendedorismo, quanto maior o problema maior o desafio e, maior a oportunidade de negócio. O setor da saúde, repleto de problemas e necessitado de mudanças e inovações, é um campo fértil a ser explorado e gerar novas oportunidades. Recentemente, Amazon, Google, Apple e Uber anunciaram investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias para a saúde, comprovando que esse é um dos setores mais promissores da atualidade. Apesar dos desafios e dificuldades, como altos custos de desenvolvimento, aspectos regulatórios e elevado risco, o empreendedorismo na saúde está ligado diretamente ao propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas.  Existem inúmeras oportunidades de negócios na área como, por exemplo, inovação para o serviço público de saúde, hospitais e laboratórios, desenvolvimento de novas tecnologias para o diagnóstico e tratamento de doenças, equipamentos médicos, seguros de saúde e digital health.

Leia também: 10 passos para empreender em ciências da vida.

O empreendedorismo em saúde é relativamente recente. O primeiro programa de aceleração focado em startups de saúde surgiu nos Estados Unidos em 2010 e no Brasil em 2015, criado pela Fundação Biominas. O Biostartup Lab (BSL) surgiu para diversificar o ecossistema de inovação e startups, estimulando o processo criativo e apoiando aqueles que querem acelerar a transformação de suas ideias e aplicar seus conhecimentos no desenvolvimento de novas soluções na área da saúde.  O programa é direcionado aos profissionais da saúde, em geral cientistas, mestres, doutores e pós-doutores, com ampla experiência acadêmica, que enxergam a oportunidade de transformar sua pesquisa científica em um negócio real. Entretanto, a maioria desses profissionais possui pouco ou nenhum conhecimento em empreendedorismo e desconhece o caminho a ser seguido para tirar sua pesquisa da bancada do laboratório e levá-la ao mercado. Dessa forma, o BSL oferece a educação empreendedora na área da saúde, ensinando a validar a ideia e o modelo de negócio, buscar parceiros, entender como monetizar, mapear os players do mercado, encontrando as ameaças ao próprio negócio e testando suas hipóteses, e planejar a estratégia de crescimento. Além disso, por ser um programa específico para área de saúde, o BSL possibilita o aprendizado sobre a regulamentação desse mercado, o registro da propriedade intelectual, bem como o contato com potenciais investidores e parceiros. O Biostartup Lab aproxima a pesquisa científica realizada na universidade da indústria, possibilitando a criação de um ciclo virtuoso de geração e aplicação prática do conhecimento, através da transferência de tecnologia, gerando capital para financiar o desenvolvimento de novas pesquisas, inovação e tecnologia.


Por: Fabiana Noronha Dornelles

Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e CEO da TechPain, startup focada no desenvolvimento de novas tecnologias para o tratamento e diagnóstico da dor.  Farmacêutica Bioquímica, Mestre em Biologia Celular & Molecular pela PUCRS, Doutora em Farmacologia pela UFSC, Pós-doutora em Ciências da Saúde e Tecnologia na Universidade de Aalborg, Dinamarca.

* Fabiana participou do BSL | Rodada INTERFARMA 01. As inscrições para a 2ª rodada INTERFARMA estão abertas até 10/06 pelo site: www.biostartuplab.org.br/inscricoes