10.09.2018

BioStartup Lab inicia sua sexta rodada em Belo Horizonte

 

O BioStartup Lab está de volta a BH, com nova rodada de pré-aceleração de startups de ciências da vida. Esta edição também será realizada pela Biominas Brasil e pelo Sebrae Minas, e terá, a AbbVie, grande empresa do setor farmacêutico como empresa âncora. Foram selecionadas soluções que resolvem desafios reais de mercado para vivenciarem 10 semanas de imersão em uma jornada empreendedora para validação de mercado e desenvolvimento de um modelo de negócios viável.

 

O BSL tem como objetivo impactar positivamente pesquisadores e empreendedores que sonham grande para a geração de negócios em biociências e que contribuam para o futuro do planeta e o bem-estar da sociedade. Assim, visando o alcance cada vez maior destes resultados, já realizamos 7 edições, recebemos mais de 772 inscrições provenientes de 14 países, sendo mais de 204 cidades e com representatividade de 23 estados brasileiros.

 

Conheça quais as equipes farão parte desta comunidade de empreendedores que só cresce e se destaca nos últimos anos:

 

 

 

Bioaptamer  

A Bioaptamer desenvolve um procedimento/dispositivo para seleção personalizada de moléculas com fins terapêuticos, especialmente para células tumorais. O procedimento envolve uma seleção rápida e de baixo custo, inspirado em como as moléculas evoluem na natureza para produção de moléculas (aptâmeros) extremamente estáveis, seguras (sem rejeição) e com alta afinidade e especificidade para entrega de drogas sítio-dirigida. A proposta da startup é resolver a inespecificidade de drogas quimioterapêuticas que acarretam em diversos efeitos colaterais por atingem todo o corpo e não apenas o alvo tumoral.

 

3Dfoot

Uma palmilha com uma cobertura feita com nanopartículas para serem fixadas em palmilhas especiais para pacientes com pé diabético.

 

Far.me

A startup oferece um modelo de assinatura de medicamentos pr meio da Far.me box: uma caixa contendo um rolo com os medicamentos previamente dispostos de acordo com a data, hora e posologia de cada um.

 

BEAS

Produtos biológicos oriundos de recursos naturais para promoção no crescimento de plantas. Atuam também como bionematicidas, biomarcadores de contaminação por metais e biofiltros moleculares para biotranformação ou remoção de metal pesado – oferecendo assim soluções seguras e naturais para agricultura verde e mitigação de danos ambientais.

 

Suricar

A partir de pesquisas realizadas, a melhor forma do surdo identificar um perigo no trânsito, é através da visão. Sendo assim, a Suricar desenvolve um aplicativo para smartphone capaz de identificar um som característico de perigo ou alerta e transmitir ao surdo de forma visual em três cores sendo elas: Vermelho para sons de emergência, Amarelo para alerta e Verde para demonstrar que não há nenhum som característico.

 

Nano-INH2

A Nano-INH2 desenvolve um tratamento tópico a base de creme contendo o composto INH2 encapsulado em nanoformulações para o tratamento da leishmaniose tegumentar – LT.

 

HA tecnologia

Nossa startup desenvolve um dispositivo de escaneamento de imagens da pele (epiderme e derme) em 3D e 2D, o qual pode ser usado para a identificação biométrica de recém-nascidos (um problema bastante desafiador) e que também pode ser usado para o diagnóstico de câncer de pele não-melanoma.

 

Skinzymes

Consiste no desenho e produção de um sistema de defesa enzimático antioxidante para a proteção da pele contra o estresse oxidativo, um dos causadores do envelhecimento cutâneo, com vistas ao desenvolvimento de produtos de interesse no âmbito farmacêutico ou cosmetológico. Produção de modelos 3D de pele para uso na engenharia tecidual, teste de cosméticos e drogas.

 

Cleanpap

A Cleanpap pretende oferecer ao mercado um higienizador pulmonar com custo significativamente menor do que as máquinas de tosse existentes no mercado.

 

Insert Care

Spin-off de base tecnológica, atuante na área farmacêutica que visa transformar em negócio a tecnologia desenvolvida por pesquisadores renomados da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. A Insert Care foi fundada em fevereiro de 2018, com a visão de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de tecnologias para tratamento prolongado, seguro e eficaz, sendo como premissa a acessibilidade para sociedade. Tem como carro chefe, um implante biodegradável facilmente inserido no olho pelos oftalmologistas, que promove a liberação do medicamento por 6 meses, o primeiro produto desse segmento em produção e tecnologias 100% nacionais.

 

GS Grãos

GSgrãos é uma máquina capaz de secar de forma homogênea os grãos de café, utilizando aproximadamente 60% a menos de energia elétrica, além de contar com um sistema de lavagem de gases , capaz de eliminar fuligem e CO2 presentes na queima, tanto da lenha quanto da casca do café.

 

Sempra Health – iCare

O iCare é um equipamento eletromédico com tecnologia IoT que realiza terapias neuromusculares continuadas e horizontais, desenvolvido especificamente para acompanhar o paciente de CTI durante todo o período de internação. O sistema é capaz de evocar contrações musculares involuntárias, coordenadas e seguras em até 12 grupos de músculos diferentes. O equipamento possui diferentes protocolos terapêuticos, que são executados automaticamente por meio de sistema de Biofeedback, capaz de ajustar todos os parâmetros da estimulação, sem a necessidade de intervenção do operador. A solução completa é composta por um equipamento conectado a internet e um sistema em nuvem que permite, dentre outras coisas, o acompanhamento remoto das terapias, a monetização por seção terapêutica, manutenção remota e Business Intelligence para o hospital.

 

AinBio

A AinBio desenvolve um aparelho eletrônico que, através de sensores de gás, associa os gases exalados pelo sopro à doenças. O OrientaMED faz uso de técnicas de inteligência artificial para correlacionar os gases com as diferentes infecções, permitindo unificar o maior número possível de testes rápidos em um único aparelho. O uso dessas tecnologias também permitem que esse dispositivo seja de fácil manuseio, leve, sem prazo de validade e sem a necessidade de armazenamento especializado, além de dispensar descarte perfurocortante, ou seja, não tem risco biológico. Dessa forma, o nosso aparelho irá otimizar o processo de triagem, aumentando o número de doenças detectáveis em relação ao que já existe no mercado, reduzindo custo e tempo.

 

Canal_Mais_Saúde

O Canal Mais Saúde é especialista na criação de conteúdo relevante da area da saúde. Acreditamos na tecnologia para inovar, otimizar e impactar. Promovemos a cidadania, auxiliamos a prevenção de doenças e a promoção da saúde embasados em dados. Proporcionamos uma melhora na qualidade do atendimento e, com isso garantimos maior acolhimento.

 

Mediall Saúde

Uma plataforma de saúde baseada nos resultados coletados desde de exames médicos, e comportamental em redes sociais para produzir serviços que atende o usuário, a resolução dos problemas de saúde será através de um sistema IA que analisa todas as informações
passadas e transformar em prognósticos que avisam o paciente do estado em que a saúde dele se encontra e o que necessário para combater futuras doenças.